Quantidade x Qualidade [hospedagem web]

By Thiago Santos, 24 de Outubro de 2013

Resolvi nesse tópico abordar algo que venho percebendo a muito tempo nesses meus anos de profissional da web. A quantidade de empresas que prestam serviço de hospedagem tem aumentado significativamente.
A 10 anos atrás, tinhamos normalmente esse tipo de serviço oferecido pela empresa provedora do acesso a internet ou então aqueles que forneciam gratuitamente, mas que colocavam no seu site, banners publicitários, como por exemplo a STARMEDIA, GEOCITIES, entre outros.

Com a explosão da internet, começaram então a surgir empresas que tinham como foco a hospedagem de sites. A quantidade de sites evoluiu de forma tão instantânea de essas empresas se tornaram verdadeiros monstros financeiros.

Uma dessas empresas que surgiram e que tem grande destaque no serviço de hospedagem é a Locaweb. Não tenho nenhuma raiva dela, diga-se de passagem. O que me surpreende é como uma empresa que hoje é uma das maiores no Brasil neste serviço, consegue manter seu porte por tanto tempo e sempre apresentando novidades, visto que profissionais da área de desenvolvimento web vem constantemente questionando a qualidade do seu serviço.

Em uma análise rápida do que ocorre, na data de hoje, postaram um questionamento no grupo DESENVOLVIMENTO WEB sobre a opção de migrar um sistema para a LOCAWEB, quais os pontos positivos e negativos. Em um intervalo de aproximadamente 1 hora, foram quase 30 postagens sendo em sua quase totalidade, repudiando o serviço, salvo em relação ao suporte que houve alguém que elogiou.

Com tanto repúdio assim, de PROFISSIONAIS de desenvolvimento web, me questiono o porque que a empresa não promove um encontro ou até mesmo uma conferência virtual com esses profissionais, na busca de pontuar as negativas e positivas do seu serviço e assim tentar uma melhoria e reverter esse quadro. Acredito que todos estarão disponíveis para sugerir e apontar suas necessidades e assim melhorar a imagem da empresa diante desses profissionais.

Em contrapartida, empresas pequenas, que não tem tanta divulgação como a Hostinger ou Hostgator tem sempre recebido elogios. A hostinger, ainda fornece um plano gratuito, que é bastante útil para pequenos sites institucionais que não se utilizarão de grandes recursos do serviço.

Deixo novamente claro que não tenho nenhuma encrenca com a LOCAWEB, mas fica aberto aqui os comentários para, inclusive, ela ou algum profissional que lá trabalha fazer sua defesa (ou não).

Deixem também suas indicações de empresas que prestam esse serviço!

A seguir, print da postagem que foi comentada:
postagem no grupo Desenvolvimento Web

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.